Skip to content

O Guia do Super Ensaio Fotográfico

Tudo que você precisa saber
para aproveitar o seu ensaio
fotográfico ao máximo!

 

 

Oi, tudo bem? É uma grande alegria ter você aqui acompanhando essas 7 dicas básicas. Minha sugestão é que você leia atentamente e não deixe de nos chamar em caso de dúvidas.

Esse material serve tanto para os ensaios de casais quanto para gestantes.

Lembre-se que meu compromisso é com a sua diversão e bem estar, então, abra o seu coração e venha de alma leve para o nosso ensaio.

PS. Não é recomendável que você brigue com o namorado/noivo/marido caso ele esqueça do sapato (e isso pode acontecer, hahaha), então entre na onda e ajude o menino a se soltar. 😉

INTRODUÇÃO

 

A maioria das pessoas (mesmo aquelas que não se dizem fotogênicas) já tiveram vontade de posar para um ensaio fotográfico bem pensado e produzido. Escolher uma bela fotografia e colocar sobre a estante da sala é uma tradição que vem de muitas gerações. ❤
Belas fotografias exigem conexão entre fotógrafo e fotografado e isso só é possível se todas as dúvidas relacionadas a “preparação pré- ensaio” forem devidamente sanadas e esclarecidas.
Por isso criamos com carinho esse material, que foi feito para informar você e deixar seu dia mais bacana. Alinhar as expectativas e deixar o casal mais tranquilo são as nossas metas.
De cara vamos te apresentar nossa principal dica:

Não se apegue a referências de trabalhos de outros profissionais.

Aquela foto hipster encontrada no Pinterest pode até ser bonita, mas trabalhos artísticos tem leitura e execução únicas, então vamos criar algo novo, inédito, com a cara do casal clicado. Buscar referências fora do “mindset” do artista contratado pode apagar a personalidade das imagens, descaracterizando todo o contexto da obra.
Para criar algo só seu, traremos nas próximas páginas várias dicas, agrupadas para melhor compreensão. Sinta-se à vontade para seguir o que parecer legal para você. =)

PARTE 1

MAKE-UP

dicas para realçar a sua beleza.

 

“A beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma.”
HENRIK IBSEN

A preparação para o ensaio começa com um make-up bacana, por isso recomendamos que você visite o seu profissional preferido.

Muitas meninas tem dúvidas sobre a maquiagem, então já começo recomendando que você opte pela naturalidade, sem excessos, com a sua pitada de gosto pessoal. Um ensaio diurno não pede maquiagem muito carregada, mas um olho bem delineado e um batonzinho ajudam a destacar sua beleza. Não esqueça de levar junto o batom utilizado, para eventuais retoques.
Lembre-se de disfarçar cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc. O tratamento em Photoshop pode deixar as feições artificiais, então, caso você não esteja satisfeita com a maquiagem, sugerimos que refaça a seu gosto.
Bronzeados a jato não são indicados.
Também não é recomendada a presença de produtores ou maquiadores durante o ensaio, pois eventuais interferências na direção de poses do casal podem prejudicar a naturalidade do estilo que buscamos. Não se trata de um ensaio publicitário, então relaxe, vamos deixar vocês lindos, com uma lembrança divertida dessa bela fase da vida dos dois.
Para as meninas: Unhas dos pés e das mãos bem feitas garantem belos closes.
O cabelo também pode seguir a linha do mais natural possível, começando solto (se você quiser) e prendendo de diferentes formas durante o ensaio. Não aconselhamos testes de cortes, penteados ou tinturas especiais para o ensaio, pois eventuais problemas, podem afetar o agendamento das fotos.

PARTE 2

LOOKS

a escolha do figurino

 

“A moda sai de moda, o estilo jamais.”
COCO CHANEL

Chegou a hora de escolher as roupas que serão utilizadas no ensaio. Como a nossa conexão é essencial, é importante salientar que muitas trocas de roupas (mais de 3 looks) podem atrapalhar o “timing” do ensaio e prejudicar o resultado. Temos certeza que o amor que existe entre vocês é muito mais bonito do que qualquer roupa do mundo. ❤

Aconselhamos vocês a separarem os looks com calma (um dia antes do ensaio) e levá-los já montados (acessórios, roupas e sapatos combinando) pois isso facilita a organização e seleção dos cenários (que podem ser definidos de acordo com os looks). Noiva ou Mamãe, aproveite pra dar uma forcinha pro seu noivo escolher as roupas dele, para harmonizarem com as suas. 😉
Escolham 2 ou 3 looks diferenciados, que casem entre si e, principalmente, que tenham a sua cara, deixando-os à vontade.
Venham com o primeiro look já vestido e tragam um sapato confortável para deslocarem-se até o cenário ideal. Recomendamos que comecem com um look mais despojado e deixem o mais formal para o final do ensaio.
Os sapatos devem estar de acordo com as roupas e acessórios (brincos, anéis, pulseiras e etc). Noivo ou Papai, não esqueça do cinto. Ahhh, pelo amor de Deus, evite também camisas listradas, elas são lindas, mas a as câmeras não enxergam como nós e as fotos ficam bem ruins. procure no google imagens por ‘efeito moiré‘. rs
Levem somente o que forem utilizar, com algumas (poucas) variações de cores (se tiverem).
Não se preocupem demais com as roupas, elas são somente complementos para sua bela história de amor.

 

PARTE 3

CLICANDO

informações sobre o que vai acontecer durante o ensaio

 

“Você não tira uma foto, você cria uma foto.”
ANSEL ADAMS

 

Normalmente, levo comigo a minha esposa, a Rebeca. Ela me ajuda um pouco com a decoração, alguns toques no figurino e pose. Isso me permite desencanar em relação ao horário do ensaio e prender com mais facilidade a atenção do casal.

Fotografias existem para serem sentidas, por isso é essencial que o fotógrafo se conecte com o casal, para demonstrar nas imagens a “vibe” dessa fase especial. Não recomendamos a presença de mais pessoas para suporte no ensaio. Lembre-se que não se trata de um ensaio de moda, só precisamos nos divertir pra valer. =)
Pensem bem antes de trazer acessórios cênicos que não tem a ver com o seu cotidiano. Queremos que as fotos sejam atemporais, então aquele balão que hoje é “top”, amanhã pode não ser.
Não se preocupem com as poses, estamos preparados para dirigir e ajudar. Suas ideias são muito bem-vindas, então sintam-se à vontade para perguntar, sugerir e demonstrar seus desejos. Você sonhou, nós executamos. =)
A presença de outros fotógrafos ou cinegrafistas pode reduzir um pouco a dinâmica do ensaio (para ambas as partes). Que tal reservar outro dia só pra eles? Fica lindo.
Raramente mostramos fotos na câmera, durante o ensaio. Adotamos isso para manter a surpresa para a hora da escolha. Confie na gente, vale a pena esperar. 😉

 

PARTE 4

CLIMA

detalhes sobre a previsão do tempo e a duração do ensaio

 

“Lembranças ruins o vento leva. As boas, o clima do amor fortalece.”
MAICON ROSA

A combinação de vários fatores culmina em um ensaio épico e de beleza ímpar. Não é incomum remarcarmos as datas duas ou até três vezes, esperando o clima ideal. Por isso, marque seu ensaio pelo menos 3 meses antes do casamento ( no caso das gestantes, o ideial é entre 27 e 32 semanas), para não correr o risco de chegar no dia sem as fotos.
Nossos ensaios são divertidos, mas podem ser bem cansativos, pois iremos trabalhar muito para trazer o brilho de cada olhar, movimento ou gesto. E vocês vão nos ajudar nessa. =) Nossos ensaios duram, no máximo, quatro horas, para manter o nível de energia do casal, do início ao final das fotos.
Um bom ensaio pede a ilustre presença do sol ou, pelo menos, sol entre nuvens (dia parcialmente nublado), por isso evitamos ensaios em dias “fechados”, de chuva.
Porém, tudo depende da intenção das fotos. Por exemplo, um clima de inverno e dia mais fechado pode dar uma cara de romance, um clima mais aconchegante. Já dias ensolarados tem uma cara mais divertida, ideal para ensaios descontraídos e alegres.
Hoje em dia a previsão do tempo é bastante confiável, então confiar no Google é a nossa recomendação.
Caso o dia da sessão tenha previsão de chuva, o recomendado é reagendar as fotos. Essa decisão deve ser tomada até a véspera. Por questões de agenda, não podemos decidir no dia. =)

PARTE 5

LOCAÇÕES

cuidado para escolher o lugar perfeito

 

“As paisagens encantam, mas o coração ainda é o lugar mais bonito para se admirar.”
FLAVIANE PERILLO

Um bom fotógrafo não é refém da locação, então saiba que o local do ensaio não é o mais importante, pois será apenas o plano de fundo para sua bela história de amor e cumplicidade, contada através das imagens.
Durma bem na noite anterior ao ensaio (para evitar olheiras) e providencie protetor solar, boné/chapéu e repelente para insetos. Você não tem ideia da quantidade de mosquitos que encontramos nos interiores por aí. =p

Recomendamos que o casal escolha um único local de sua preferência. Não caia na armadilha de ficar mais tempo no carro que fotografando.
Nossos ensaios normalmente são realizados ao ar livre, porém uma locação interna (casarão, museu, bar, caverna) também pode ser uma boa pedida para um complemento.
Caso seja necessária autorização para fotografar no local escolhido, ela deve ser providenciada pelo próprio casal, previamente.
Cuidado com rios, o acesso à água costuma ser difícil e normalmente eles são mal iluminados. Se o rio ou a cachoeira forem muito bonitos, podemos também utilizar como plano de fundo, sem entrar na água. Mas claro, a decisão é de vocês.
Caso você não tenha ideia de onde ir, confie em nós, podemos sugerir lugares legais.

 

PARTE 6

DICAS RÁPIDAS

detalhes que valem a pena ser lembrados

 

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.”
ARNOLD NEWMANN

Sim, nós sabemos que vocês não posam para ensaios toda hora, então vamos relembrar umas coisinhas importantes. 😉

Para os looks, prefiram roupas com cores mais neutras ou, então, com cores sólidas que se complementem. Não é legal usar roupas muito estampadas. Vistam-se como se sentirem bem.
É importante chegarmos na locação e clicarmos lá e nos arredores, para não desperdiçarmos tempo precioso de ensaio nos deslocando. Iremos clicar em até 3 lugares, sendo todos próximos do cenário principal ou no caminho. Nossa equipe vai sempre com carro próprio, acompanhando o carro dos noivos.
Não esqueça de beber bastante água no dia anterior para contribuir na hidratação da pele. Sabe aquela feijoada com os amigos? Não seria o mais recomendado pra fazer na véspera do ensaio…
Cuidado com itens cênicos (letreiros, balões, chapéus, suspensórios, etc) pois o exagero
na sua utilização pode poluir as imagens (e eles podem acabar chamando mais atenção do que o casal). Procuramos montar composições e luzes marcantes e complexas, isso limita a utilização desse tipo de acessório.
Amamos mascotes e bichinhos de estimação, porque eles dão um toque especial e inusitado para as composições, porém, se optar por leválos, lembre-se de levar alguém para tomar conta deles no decorrer do ensaio. Leve também um pouco de ração e um pote para água.

 

DICA 7

$$$

quais são os custos extras que podem incidir no meu ensaio?

 

“Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção.”
MARTINE FRANCK

 

Caso o seu sonho seja um ensaio fora da região ou até fora do país, entre em contato para viabilizarmos uma proposta exclusiva. Adoramos viajar e conhecer lugares novos, então, vamos lá =)
Lembrem-se que ensaios realizados a mais de 40km de Maringá-PR contam com valor extra de deslocamento, por isso informe sempre o endereço da locação previamente, para receber sua cotação.
O cálculo do valor de deslocamento inclui todas as despesas extras incidentes sobre a realização do ensaio, incluindo alimentação e horas extras de viagem. Em lugares muito distantes, diárias de hotel podem ser incluídas.
Na ocasião da escolha das fotos, ofereceremos para vocês toda a gama de produtos disponíveis para decorar seu casamento com as belas imagens que produzimos. São itens opcionais, demonstrados para que vocês conheçam e optem por adquirir ou não, de acordo com seus desejos.

Agora é só confiar no fotógrafo e curtir o ensaio! Nosso compromisso é proporcionar uma experiência agradável e divertida pra vocês, de forma que nunca mais esqueçam esse dia incrível.

E aí? Bora brincar e curtir essa experiência juntos?
Soltem-se e depois confiram o resultado. Tenho certeza que vocês vão adorar!

 

Vamos tomar um café? Pode marcar quando e onde!















5

Comentários no Facebook