Imagem capa - Quanto custa ser um fotógrafo de casamentos? por Aloisio Scarpeline
Dicas

Quanto custa ser um fotógrafo de casamentos?






Talvez você já tenha andado pesquisando na internet quanto custa contratar um fotógrafo para seu casamento, ou já perguntou para sua amiga que casou a pouco tempo, quanto ela pagou na fotografia. Ou então, sua assessoria já passou uma lista de fornecedores com valores médios de cada serviço.


Mas você já se perguntou quanto custa para o seu fotógrafo estar presente no seu dia, registrar todos os momentos e detalhes, editar, tratar e entregar todo material completo de uma forma toda especial?


Existem algumas maneiras de chegar em valores. O mais comum é o fotógrafo fazer um levantamento no mercado, ver um preço médio que seus concorrentes cobram e aplicar em sua tabela. Já se o fotógrafo está mais estabelecido no mercado, pode ser que ele vá pela oferta e demanda, ou seja, se tem muitas noivas o procurando, ele joga o valor lá pra cima e se está com pouca procura, ele joga o valor lá pra baixo. Normal para a maioria dos mercados (celulares, móveis, frutas, arroz, serviços em geral e por aí vai).


Porém, a maneira mais correta, que bons profissionais e boas empresas aderem, é um modelo de precificação com base nas despesas, custos e margem de lucro.


Como assim, lucro? Quer dizer que vocês querem lucrar em cima do meu casamento?


Obviamente, todo profissional ou empresa precisa ter lucro para se manter no mercado, prestar um bom trabalho, bom atendimento e ter uma vida saudável, não só da empresa mas também na vida pessoal. 


Aqui não tem erro, é pura matemática e eu vou te mostrar mais ou menos como fazemos aqui em nossa empresa.


Em linhas gerais, precisamos calcular em primeiro lugar, o quanto precisamos para viver como dono de empresa. Nesse caso, separamos a pessoa física da jurídica. Aqui entra aluguel, alimentação, telefone, escola das crianças, roupas, cineminha, livros, água, luz e tudo mais que um ser humano normalmente precisa diariamente.


Depois de ter um geral das despesas mensais pessoais, precisamos agora pensar nas despesas da empresa. Aqui entra equipamentos, computador, aluguel do escritório (caso o tenha) água, luz, aquele cafezinho, internet, softwares de edição e tratamento de imagem ( aqui não tem pirataria não), impostos, publicidade (oras, como você imagina que esse post chegou até você? Hehe), tempo de atendimento aos clientes, seja pré ou pós contrato, entre muitas outras coisas. 


Além disso, precisamos calcular o quanto gastamos em cada evento, ou seja, gasolina do carro, alimentação (caso precise) custo dos álbuns impressos, materiais de entrega das fotos, depreciação dos equipamentos (como assim? Sim, o equipamento tem vida útil e ele vai estragar uma hora ou outra, é preciso comprar outro assim que este estragar, certo?). 


Ahh, lembra do lucro? Então, ele serve para melhorar ainda mais os equipamentos, fazer cursos, evoluir para que tenhamos um trabalho mais afiado, sempre inovando e melhorando a cada dia. Ou você quer um fotógrafo que parou no tempo e não faz nada melhor que os casamentos fotografados nos últimos 3 anos? Hahaha


Enfim, acho que deu pra ter uma ideia de quanto custa para um bom fotógrafo ser um dos principais fornecedores do seu casamento que você tanto sonha, né?


Não tem muito segredo, aquele fotógrafo que cobre todas as ofertas, dá descontos enormes ou tem um valor abaixo do mercado, talvez não consiga se manter por muito tempo, saindo do mercado e até te deixando na mão. Ou tenha que fazer tantos eventos e outros serviços que talvez não vai ter tempo cuidar do seu evento com carinho e atenção merecida, ou até mesmo de entregar seu material tão especial. (aqui vale não só para fotografia, mas para qualquer produto ou serviço, seja do seu evento ou no cotidiano) desconfie sempre, muitas vezes o barato acaba saindo bem caro. 


Bom, é isso. Espero que tenha gostado do texto e que eu tenha ajudado a esclarecer mais sobre os fornecedores do seu grandioso dia <3


Me chama pra tomar um café 

e saber mais sobre o grande dia de vocês :)